6 Dicas para organizar o computador

Desktop lotado, pastas sem lógica nenhuma, arquivos perdidos por todo o computador… Esse é  segredo da desorganização e da perda de tempo. Mas ainda bem que esse blog é de organização e estamos aqui pra acabar de vez com essa realidade virtual caótica. Hoje trago 6 Dicas para organizar o computador de uma maneira eficiente!

Um computador organizado, com lógica, categorias e coerência é essencial pra quem o usa regularmente. Se for uma ferramenta de trabalho então, nem se fala! Além dessa organização economizar espaço na memória, ainda nos ajuda a ganhar tempo quando procuramos um arquivo no computador e facilita na recuperação de arquivos caso o seu computador dê uma pane geral.

Mas não se desespere se atualmente seu computador está um caos! Tudo tem solução! Então, vamos as dicas?

1. Limpe a sua Área de trabalho (Desktop)

6 Dicas para organizar o computador1

A área de trabalho é uma ferramenta destinada a atalhos, ou seja, uma página que deve conter somente as coisas que você usa com frequência. SOMENTE ISSO. Se a sua área de trabalho estiver como a da figura ela não estará cumprindo seu propósito de servir de atalho e ainda estará atrapalhando o desempenho do computador (Quanto mais atalhos/arquivos mais o computador demora a iniciar).

 2. Faça Backup Regulares

6 Dicas para organizar o computador3

Computador está sujeito a defeitos e eles acontecem na hora mais inesperada (experiência própria). Não arrisque perder seu TCC, suas fotos daquela viagem, os arquivos do seu filhinho… Faça backups regulares! Aqui em casa eu comprei um HD externo de 1TB, então de tempos em tempos eu copio o que tem de novo na pasta documentos, imagens e músicas para o HD. Dessa forma sempre tenho backup de tudo.

3. Escolha sabiamente as suas pastas principais e dê nomes coerentes e objetivos.

Se o computador é utilizado por mais de uma pessoa a primeira etapa é dividir o que é de cada um e o que é conjunto. Talvez a melhor opção seja criar usuários no computador pra cada membro da família ou da casa.

Depois disso, vêm à criação das pastas fundamentais. Eu diria que com esforço você precisa de no máximo 10 pastas principais na pasta documentos. Pense como você dividiria sua vida em categorias e provavelmente você achará suas pastas fundamentais. O nome mais simples costuma ser o melhor…

Exemplos pessoais:

Conteúdo da Pasta Nome
Tudo relacionado a faculdade Escola
Tudo que não tem importância Supérfluo
Todos os conteúdos, arquivos e imagens do blog BLOG
Tudo do meu casamento, contratos, ideias, etc Casamento

Para as subpastas siga uma lógica. Na pasta faculdade, por exemplo, crie 10 subpastas para cada período e dentro de cada período crie uma pasta para cada matéria (mesmo que você só tenha 1 arquivo daquela matéria).

Pense nas pastas como se fossem organogramas e só salve o arquivo na última pasta.

6 Dicas para organizar o computador4

4. Trate a pasta downloads como temporária

6 Dicas para organizar o computador5

Toda vez que vou dar uma geral no computador dos meus pais é quase 1 hora só limpando essa pasta (casa de ferreiro, espeto de pau). Muitas pessoas tem o costume de baixar os arquivos na internet e ir deixando na pasta downloads, mas tudo que vai ficando cheio e misturado vira um caos (Regra geral da organização inclusive). Tenha por hábito deixar essa pasta sempre vazia, ao fazer isso você vai conseguir salvar no devido local o que realmente importa e descartar o que já cumpriu sua função.

5. Use as pastas Imagens, Músicas, vídeos e Documentos.

Essas pastas são criadas automaticamente e elas são excelentes ferramentas pra organização. (Até porque no futuro quando o computador te oferece para salvar uma música, ele automaticamente vai abrir a pasta Músicas, uma imagem a pasta Imagens e assim por diante). Se pensarmos bem todo arquivo salvo no computador se encaixa em uma dessas 4 categorias. Fotos e músicas perdidas no computador são as principais fontes de bagunça. Salve 1 foto no lugar errado e ela se multiplicará, criará raízes e logo tudo estará um caos (rsrs).

Obs: Da mesma forma que é necessário a criação de pastas fundamentais nos documentos, a pasta imagens, músicas e videos também precisam de pastas fundamentais. Não cometa o erro de salvar a pasta imagens assim:

Você não vai achar nada! Pense nas coisas principais e depois divida elas em subcategorias. (Exemplo: Imagens/ Festas/Casamentos/ João e Maria).

Na pasta músicas eu divido por artista, mas só uma sugestão!

6. Tenha um bom antivírus. 

Se você for fã de downloads na internet e torrents (Séries e filmes – ♥), ou mesmo se você for um usuário mais tradicional, antivírus é importante. As pessoas estão ficando muito espertas em roubar nossas informações e, além disso, alguns desenvolvem vírus que só tem a função de destruir seu sistema. Ou seja, elas não ganham nada com isso, só o prazer de destruir o equipamento alheio! Um bom antivírus vai proteger os seus arquivos e garantir uma utilização mais segura em transações bancarias e compras eletrônicas.

Se estiver difícil começar, uma sugestão: Crie uma pasta ‘000 Arquivos Antigos’ e salve tudo que você tem hoje lá. Depois crie as pastas fundamentais do seu computador e aos poucos vá salvando cada arquivo no lugar certo. Depois disso, sempre salve arquivos novos sempre no lugar certo. Você vai ver que em pouco tempo você vai achar qualquer coisa que procurar em questão de segundos!

6 Dicas para organizar o computador7

Gostaram das dicas? Qual categoria tem mais tendencia de acumular na sua casa? Na minha são fotos! Tenho que ficar de olho!

Se acharam interessante, por favor, deixe um comentário! Até a próxima.

Um comentário sobre “6 Dicas para organizar o computador

  1. Bruno Camello disse:

    Muito bom o post! Organização digital também é essencial.
    Organizar pasta de músicas sempre foi uma tortura mental…Renomear o arquivo iniciando pelo nome do artista ou da música?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *