Organização no papel: Bullet Journal

Com a era da tecnologia, muitas pessoas acabaram largando as agendas de papel e aderindo cada vez mais ao uso de aplicativos, celulares e a nuvem para se programar. Alguns no passado aproveitavam o uso de agendas de papel para explorar a criatividade: Fazer letras bonitas, decorar as páginas, desenhar, fazer colagens e muito mais! Com a tecnologia é um pouco diferente, embora possamos fazer muitas personalizações elas já estão prontas e foram criadas por outras pessoas, só precisamos escolher. É exatamente isso que o Bullet Jornal promete retomar: organização pessoal aliada a criatividade!

A ciência já comprovou que estimular o cérebro ajuda a minimizar efeitos de doenças graves como o Alzheimer:

As pessoas que continuam a aprender coisas novas ao longo da sua vida são menos propensos a desenvolver a doença de Alzheimer e demência. Fonte: Cuidados Saúde

Além disso, preencher um Bullet Journal pode ser muito divertido, afinal quem não ama coisas de papelaria: Cadernos, canetas, post it, adesivos e fitas coloridas?

Mas o que é um Bullet Jornal?

Bullet Journal® (or BuJo®) foi desenvolvido por Ryder Carroll, um designer de produto digital que vive em Brooklyn, NY. Através de muitos anos de tentativa e erro, ele desenvolveu um sistema que evoluiu para as idéias apresentadas no Bullet Jornal. Ele vê o Bullet como uma prática evolutiva, adaptável, destinada a se adaptar com o que você determina que funciona melhor para você. O sistema se baseia em usar um caderno para inclusão de tarefas, planejamentos, diário, entre outras coisas. Os bullets simbolizam os tópicos presentes no início de cada atividade.

Resumindo: Ele pode ser o que você quiser! Mas o criador sugere algumas coisas fixas pra facilitar a localização e a organização.

Você vai precisar:

  • Um caderno (Pode ser o que quiser, mas para a criatividade fluir melhor eles recomendam que seja sem pauta e quadriculado pra ajudar na criação de linhas e tabelas.O que eu estou usando é sem pauta mas não é quadriculado.)
  • Canetas a sua escolha.

Sessões do Bullet Journal

Segundo o criador do método essas são as sessões fundamentais:

  • Índice: É o sumário do seu caderno, pra você não se perder. Nessa parte você irá descrever o conteúdo página a página (Para isso é importante que você compre um caderno numerado ou numere as páginas você mesmo). Isso vai ajudar na localização das informações posteriormente. 
  • Legenda: É um código que você vai criar para descrever cada entrada do dia.
  • Planejamento anual ( Future Log): É o local destinado a escrever compromissos de longo prazo.
  • Planejamento mensal: Planejamento do mês.
  • Entradas diárias: são as atividades, que podem ser divididas em notas, tarefas e eventos. 

É claro que você pode criar suas próprias sessões, inclusive essa é a ideia central do método. Você pode inserir pensamentos do dia, planejamento de um projeto, recortes  de coisas que te interessaram, colar coisas que te trazem alegria, enfim deixar ele totalmente personalizado.

Eu particularmente gostei muito da sugestão de ir preenchendo a medida que sinto necessidade. Ano passado usei um planner que eu mesmo montei e inclusive ensinei aqui no blog (DIY-Planner ). Eu amei ele! Mas como eu não preenchia as tarefas todo dia no fim do ano muitas páginas no meio ficaram em branco e não da pra aproveitar mais. Então resolvi testar esse novo método, e se gostar conto tudo pra vocês no Instagram. (Me siga por lá! @casasempreorganizada).

Muitas inspirações que vemos na internet parecem mais um trabalho de arte do que um método de organização, mas se você (como eu) não tem habilidade com desenho, faça sem desenho mesmo! E se quiser enfeitar pode usar outras ferramentas, como moldes de letras, washi tapes (durex coloridos), canetinhas e muito mais. Porém, temos que lembrar que o objetivo principal é ficar pratico e realmente ajudar, então se embelezar estiver tomando tempo demais talvez seja melhor deixar ele mais simples mas funcional!

Se quiser saber mais detalhes o site do criador do método explica tudo isso que falei aqui. Ele está em inglês: Site Oficial .

O que acharam? Com certeza é um convite a criatividade, mas também pode ser um convite a organização!

Abaixo deixo algumas fotos para vocês se inspirarem! Se gostou, por favor, comente!

 

3 comentários sobre “Organização no papel: Bullet Journal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *