Como guardar camisas

Quem nunca precisou mudar a roupa porque ao tirar a peça do armário ela estava toda amarrotada? Isso muitas vezes acontece por mal armazenamento. Uma peça limpa, passada e bem guardada sempre vai estar em condições de uso. Mas então, como guardar as camisas aproveitando espaço e facilitando a visualização?

Tudo vai depender do seu espaço no guarda roupa. De um modo geral, são três as opções de armazenamento: cabides, prateleiras e gavetas. Cada uma delas exige uma forma diferente de dobra e a seguir vamos explorar cada uma delas.

Cabides

Nos cabides devem ficar aquelas peças que tendem a amarrotar mais facilmente ou que são mais delicadas como por exemplo: roupas de linho, brim, tricoline, seda. Para evitar que a peça fique com vincos nos ombros a escolha do cabide correto é fundamental. Para saber mais sobre isso, dê uma olhadinha no post que fiz sobre cabides. Tipos de Cabide.

Prateleira

SONY DSC

Não é a forma que eu mais gosto, acho que ela dificulta a pegar uma roupa que está embaixo da pilha e também acaba pegando poeira mais rápido, mas temos que trabalhar com o que temos não é?! Eu fiquei muitos anos com um armário que não tinha gavetas e me virei com as prateleiras.

O segredo nesse caso é dobrar todas as camisas do mesmo tamanho e tentar separar por cor. Isso vai facilitar na hora de procurar e também evita que tudo fique bagunçado quando você precisar retirar uma roupa que está embaixo.

Como guardar camisas5

Dobra para prateleiras (O gabarito só é utilizado para a dobra, ele não fica dentro da peça)

 

Para ajudar nas dobras temos alguns artifícios. Primeiro você vai precisar de um gabarito de dobra, ou seja, um retângulo  do tamanho que deseja que as blusas fiquem(O gabarito é o quadrado branco na figura acima). Esse gabarito é fácil de encontrar a venda em lojas de organização, mas fazer um em casa também é super fácil! Se quiser conferir como eu fiz um gabarito de papelão e EVA dê uma olhada no post:Gabarito de Medidas. Se não tiver um em casa você também pode usar um caderno, um pedaço de papelão, entre outras coisas. O importante é manter o padrão!

Gavetas

Como guardar camisas

Nas gavetas a melhor forma de guardar as peças é na vertical, ou seja, elas devem ficar em pé, apoiadas umas nas outras. A peça deve ser dobrada até que fique na altura da gaveta. Você deve dobrar de tal forma que a peça consiga ser mantida “em pé”. Isso facilita a visualização e por incrível que pareça, ajuda a não amarrotar já que elas não estão sustentando o peso de outras e sim apoiadas. Não é o número de dobras que causa vincos, e sim a pressão que se aplica sobre elas.

“O segredo é arrumar na vertical e não na horizontal. Há quem imite a maneira como as lojas expõem as roupas, dobrando cada peça em um grande quadrado e armazenando uma em cima da outra, em camadas. Essa estratégia é ótima para exposição temporária nas lojas, mas não é o que buscamos em casa a longo prazo.”.

-Marie Kondo (Profissional de Organização Japonesa, autora do best seller: “A Mágica da Arrumação”)

Para que elas fiquem assim devemos fazer a seguinte dobra:

Como guardar camisas6

Mas e se sua gaveta for muito baixa? Uma segunda forma de armazenar nas gavetas é essa:

Como guardar camisas7

Nesse caso é importante não colocar muitas, senão a organização não se sustenta.

O que acharam das dicas? O importante é saber usar bem o seu espaço e controlar a quantidade de peças que se tem em casa. Com menos é muito mais fácil organizar e usar tudo.

 

Um comentário sobre “Como guardar camisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *