Como guardar calças

Quando me mudei pra minha atual casa, eu passei quase dois anos usando o armário embutido que já estava no apartamento. Ele era bem antigo e muito pequeno, eu passava aperto pra encaixar todas as minhas roupas de uma forma funcional. As calças eram o maior problema. Como eu praticamente não tinha gavetas comecei guardando elas em prateleiras, mas eu só usava as de cima, não deu certo. Tentei usar o calceiro que o armário já tinha, mas ele era péssimo e só cabia bem umas 4 calças. Depois comprei caixas organizadoras, mas também não funcionava, eu continuei usando só as mesmas, porque era difícil retornar com a peça após o uso. Até que finalmente, resolvemos fazer outro armário e meus problemas acabaram, fiz um calceiro da forma que gostaria. Mas fica a pergunta, qual é a melhor forma de guardar as calças?

Vou falar sobre as vantagens e desvantagens de cada forma. A melhor vai ser sempre a que atender o seu espaço e as suas roupas. Se você tiver muitas roupas, precisa de um tipo, se tiver poucas outro. Se só tiver calça social, precisa dar mais atenção a forma de guardar, só calça jeans é mais tranquilo. Como disse, vai depender das suas necessidades!

Prateleira

Visualmente é bonito, nas lojas funciona bem porque eles mantêm poucas peças empilhadas e precisam que os clientes visualizem todas, mas em casa não é bem assim. Em prateleiras tendemos a pegar sempre a peça de cima (até porque quando vamos pegar a de baixo o monte costuma desmoronar). Uma forma pra resolver esse problema é sempre guardar as roupas que acabaram de ser lavadas por baixo, nunca acima das outras, dessa forma mantemos o rodízio. Uma outra desvantagem é o acumulo de poeira, já que as peças estão expostas. Uma vantagem é a praticidade da dobra.

Para prateleiras fechadas, uma outra opção para guardar calças jeans são os rolinhos:

Cabides em barra fixa

É uma boa opção para quem tem bastante espaço, já que o cabide perde cerca de 10 a 15 cm do vão. Uma vantagem é não amarrotar as peças. É visualmente bonito e pratico para armazenar. Para calças sociais, por exemplo, pendurar é a melhor opção. Uma sugestão de cabide para armazenar calças é o cabide infantil. Ele tem a medida da lateral da calça, de modo que não precisamos guardar mais de uma peça por cabide.

Cabide infantil para guardar calça. Fonte: Nanda Penelope

Calceiro com barras fixas

guardar_calca_1

Para quem deseja pendurar as calças mas não quer perder o espaço do cabide essa é uma boa opção. Também é visualmente bonito, economiza espaço e é fácil de voltar as peças para o lugar. Alguns calceiros desse tipo são retrateis, o que é excelente pra guardar as peças e escolher qual usar sem precisar ficar abaixado. Uma desvantagem é que ele atende a um número fixo de peças, ou seja, se você comprar além do número de barras, uma vai ficar em cima da outra e a organização e a praticidade dele vão embora!

Calceiro barras fixas – Retrátil

Gavetas

As gavetas estão presentes na maioria dos armários, então é fácil pensar em guardar as coisas nas gavetas. Elas tem as suas vantagens: protegem contra a poeira e setorizam as roupas. O erro no caso das gavetas é a forma como guardamos as peças. Tudo em gaveta deve ficar posicionado na vertical, de modo que você consiga ver todas as peças ao abrir. Se empilharmos uma em cima da outra, como na prateleira, as que ficam por baixo não vão ser usadas e vão ficar muito amarrotadas. Já quando guardamos as peças da forma correta, a visualização é melhor e a peça não vai ficar amarrotada já que não suporta o peso de outras acima dela.

Fonte: becomingpeculiar.com

Obs. Se você não tiver como pendurar calças sociais e precisar dobra-las para guardar em prateleiras ou gavetas é bom seguir a linha de corte da roupa. Para a maioria das calças sociais a dobra a seguir é a mais recomendada:

Calceiros variados

 

 

Existem várias opções de calceiro no mercado. Nem todos são encontrados prontos, então é bom analisar qual você gosta mais e encomendar em uma serralheria ou conversar com o marceneiro que irá fazer o seu armário porque ele provavelmente vai ter os contatos de onde pode mandar fazer. O meu é o último da foto acima. Eu queria um espaço onde eu pudesse colocar as calças em cabide e queria que fosse retrátil. O marceneiro que fez meu armário mandou fazer na medida do vão e eu amei!

Espero que tenham gostado das dicas. Me contem nos comentários qual vocês usam em casa ou gostariam de usar…
Se tiverem sugestões de post fiquem a vontade pra pedir!

Já me segue das redes sociais? Meu instagram é @casasempreorganizada e a fanpage:  facebook.com/casasempreorganizada. Eu atualizo diariamente as redes sociais com dicas rápidas e inspirações de decoração e organização!

 

Um comentário sobre “Como guardar calças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *