Implementando uma técnica de logística em casa – FIFO

Toda casa é uma pequena empresa. Se perdermos o controle financeiro, vamos a falência; Se não abastecermos, ficamos sem estoque; Se não prestarmos um serviço de qualidade para os visitantes e usuários, ficamos sem “clientes” satisfeitos. São muitas as analogias que podemos fazer nesse sentido. Porque, então, não aplicar técnicas usadas na indústria e no comercio pra otimizar a nossa casa? Hoje vou falar sobre uma delas: o FIFO!

FIFO é uma sigla em inglês que significa:First in, First out (FIFO) ou em português: Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS).

Esse é um conceito utilizado de várias formas: na programação, no sistema de estocagem e armazenamento, na logística de empresas,etc. Ele é destinado ao controle do estoque já que permite um planejamento correto da demanda e possibilita ter um ambiente organizado.

Mas então, como aplicar esse conceito em casa? São tantas formas que você vai se surpreender! Vou citar algumas e vocês com certeza vão se lembrar de outras!

  1. Estoque dos produtos alimentícios: Aplicando essa técnica na comida estocada sempre vamos ter cuidado para o que foi comprado há mais tempo ficar na frente da geladeira ou da despensa pra que possa ser usado primeiro. Isso evita que eles passem da validade ou que esqueçamos de usar alguma coisa. O que tenho feito na minha casa é sempre colocar o que comprei por último no supermercado por baixo ou atrás dos produtos em uso na despensa e na geladeira.
  2. Armazenamento da roupa de cama e banho: Ao guardar as peças recém lavadas temos que ter o cuidado de guardar por baixo das que já estavam no armário. Isso garante a rotatividade, evitando o desgaste de apenas um conjunto e vai evitar que alguma peça estrague por falta de uso. (OBS: Se tem alguma toalha ou jogo de cama especial que não quer colocar no rodízio, tire e guarde em um saco bem fechado a vácuo e mesmo sem usar, lave de tempos em tempos.)
  3. Roupas no armário: O princípio aqui é o mesmo da roupa de cama. Sempre guardar peças recém lavadas por baixo das outras. Mas na questão das roupas tem um resultado mais interessante. Quando começamos a organizar assim, percebemos como temos roupas que nunca são usadas simplesmente por não as enxergarmos na hora de escolher a roupa do dia. Você vai ficar cheio de roupa nova sem comprar nada!

São várias as aplicações residenciais e no trabalho. Muitos até usam esse conceito em tarefas a serem feitas. Ex: primeira atividade anotada, primeira a ser feita. É claro que existem outras variáveis, principalmente no trabalho, mas não deixa de ser um hábito interessante pra evitar o acúmulo.

Quais as vantagens de utilizar essa técnica?

  • Agilidade– Facilita a localização dos produtos.
  • Evita desperdícios – Usamos os produtos de forma consciente.
  • Economia– a implementação do FIFO vai nos ajudar a usar bem o que temos em casa evitando novas compras.
  • Rotatividade– O FIFO pode ajudar no revezamento, evitando peças paradas.

 

Gostaram da ideia? Se tiverem mais sugestões de aplicação dessa técnica deixem nos comentários.

Até o próximo post!

Um comentário sobre “Implementando uma técnica de logística em casa – FIFO

  1. Sileida disse:

    Achei a técnica muito legal e parece que funciona mesmo. Acontece muito comigo de quando vou arrumar as gavetas, descubro que tem roupa que nem lembrava que tinha. Também no freezer ou na despensa, acabo comprando coisa que já tinha lá . Vou tentar aplicar. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *