Papel de Parede

Como mudar a aparência da casa sem fazer muita bagunça e sem sujar? A resposta é: papel de parede! Os papeis de parede vêm sendo muito utilizados pra decorar os ambientes e entre os motivos principais estão a sua praticidade e a variedade que possuem. Quer saber um pouco mais?

Preparar a superfície

Papel de Parede2

Antes da instalação é muito importante preparar a parede. Isso inclui retirar o papel de parede antigo, deixar a parede sem irregularidades e  buracos e por fim limpar a superfície. Para garantir a durabilidade do papel também é importante garantir que a parede esteja livre de infiltrações.

Conheça os tipos de papel de parede

As diferenças dos papéis de parede não estão apenas nas cores e padronagens. O material também varia e pode alterar as configurações de instalação e de ambientes. Confira alguns dos tipos principais:

Papel de Parede00

Fonte: Meu Papel de Parede

Escolha onde instalar

A escolha de onde instalar influencia no efeito que se deseja causar no ambiente e quanto você pode investir no material. Conheça as maneiras mais utilizadas:

  • Apenas uma parede: A parede selecionada será o ponto de destaque do ambiente. Este tipo de aplicação é ideal para papéis com cores fortes ou estampas chamativas e elaboradas, além de ser uma boa opção para quem ainda quer se acostumar com o efeito do material.
  • Todas as paredes: Quem deseja investir em um ambiente com papel de parede aplicado em todas as paredes pode apostar em cores mais claras e estampas mais discretas.
  • Meia parede: Essa forma ajuda a equilibrar a decoração em ambientes já bastante carregados de cores, móveis e objetos. Muito utilizado em quartos de criança e recém-nascidos.
  • Faixa na parede: Aplicar apenas uma faixa de papel na parede também é uma opção que exige um investimento baio e ajuda a balancear ambientes carregados, acrescentando um toque a mais na decoração.
  • Teto: Se a sua intenção é aplicar o papel de maneira menos tradicional, o teto pode ser uma boa alternativa. O resultado será interessante e inesperado.

Baseado em: Dicas de Mulher

Calcular a quantidade necessária

Papel de Parede11

Os papéis de parede são vendidos por rolo. Comprando em lojas físicas ou pela internet é muito importante contar a quantidade correta de papel a ser comprado e comprar todos juntos. Muitas vezes de um lote para outro os papéis ficam com pequenas variações de cor e comprar tudo de uma vez evita problemas. Além disso, é preciso pensar no encaixe perfeito dos desenhos se o seu papel tiver uma padronagem que se repete para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.

Manutenção e Durabilidade

Se bem cuidado, um papel de parede pode durar mais de 10 anos. (Fonte: Hagah). O cuidado apropriado depende do material. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados. Já nos papéis com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados. Para saber mais detalhes veja a tabela acima.

Como tirar o papel de parede

Para os que não gostaram do efeito do papel de parede ou mesmo já se cansaram do anterior é bem fácil de remover. Normalmente basta descolar uma parte e puxar. Depois da remoção pode ser necessário fazer pequenos reparos  na parede, mas normalmente nada muito complicado. As formas de remoção podem variar de acordo com o material e é bom pesquisar na loja que comprou os detalhes do seu tipo especifico antes de retirá-lo.

Tem papel de parede em casa? Deixe nos comentários em qual cômodo.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *