Controle Financeiro – Planilha Excel

No meu último post, dei várias dicas de como controlar as finanças. Hoje trago para vocês um recurso que uso aqui em casa e acho que vai ajudar muita gente. Uma planilha do Excel bem organizada para ajudar no controle financeiro. Link para download abaixo!

Planilha para Download: Controle Financeiro – Planilha Excel

 

Abaixo estão algumas dicas de como preenche-la. Se vocês quiserem baixar primeiro e ir acompanhando fica bem mais fácil!

Na planilha eu criei 3 abas, que podem ser vistas abaixo:

  1. Planilha de Gastos: Lugar onde você irá anotar tudo que ganha e gasta.

Essa é a planilha principal da tabela. Nela você irá anotar todas as despesas, o salário e também quanto você está juntando por mês.

  • Coluna C: Previsão-> Nessa coluna você irá anotar qual a média ou a expectativa de gastos para cada categoria. Seja realista, não vá pelo valor minimo porque senão todo mês vai faltar dinheiro. A soma de todas as previsões tem que ser menor do que o seu salário médio fixo. (Para pessoas com renda fixa esse planejamento é bem mais fácil, mas se o seu salário varia todo mês não desista da planilha! Na verdade, abuse dela porque vai te ajudar a controlar o incontrolável e claro, independente disso, seja cauteloso com as previsões.)
  • Linha 2: Soma Poupança (Ou outro investimento)-> Nessa linha você irá anotar a soma,no final do mês, de toda sua poupança. (Ex: você começa com R$ 100,00 guardado e tira no mês de janeiro mais R$ 50,00 pra suas economias. No final de janeiro você anota nessa linha R$ 150,00. E por ai vai…)
  • Linha 3: Salário-> Nessa linha você anota tudo que recebeu no mês. Salário, mesada, venda de qualquer coisa sua, dinheiro achado na rua… Enfim, tudo que entrou. (Para anotar mais de um valor no Excel é só usar a formula: “=100+25+90,60″…).OBS: Se mais de uma pessoa dividem as despesas, anote o salário de todos nessa parte.
  • Linhas 6-22-> Nessa parte da planilha você deve categorizar coisas que são gastos rotineiros seus. Eu dei um exemplo com coisas do cotidiano da maioria, mas é importante personalizar a planilha pra que ela dê certo para você. Exemplo: Se você mora em casa própria, pode tirar a categoria “aluguel”e se faz aula de algum instrumento musical, pode adicionar isso na tabela.
  • Linha 23: Outros-> Nessa parte entram as despesas surpresas, ou coisas que não são despesas habituais. (Exemplo: Resistência do chuveiro que queimou e você teve que comprar outra, uma paleta de maquiagem nova que você estava de olho a tempos, etc). Para que essa categoria não ultrapasse as demais, acho importante anotar todos os gastos dela detalhadamente. Para isso, abaixo da planilha financeira temos uma tabela chamada “Outras”. Uma sugestão é colocar na coluna do mês, cada gasto em uma linha e adicionar como comentário na planilha o que foi aquela despesa.

2. Wishlist: Uma parte da planilha dedicada ao planejamento. Aqui iremos escrever tudo que precisamos ou queremos comprar.

Nessa parte fazemos o planejamento futuro. Ela deve ser dividida em despesas da casa e despesas de cada morador que divide a renda anotada lá na parte salário. Exemplo: marido e esposa.

Note que existem duas partes: Necessidades e Desejos! Visualizar a lista dessa forma nos ajuda a gastar o dinheiro de forma inteligente, comprando primeiro o que precisamos e depois o que desejamos.

3.Estatística: Essa parte da tabela serve pra analisarmos mensalmente ou anualmente como estão os nossos gastos por categoria.

Nessa parte criei uma planilha dinâmica. Para quem tem facilidade no Excel será bem simples usar e modificar alguns detalhes dessa parte. Se esse não for o seu caso, não se preocupe, eu fiz a tabela de uma forma que ela se completa automaticamente. Mas lembre, se você mudar as categorias na tabela inicial também terá que mudar o nome aqui.O resto ela deve fazer sozinha.

  • Coluna H, Linha 3(Tudo)-> Nessa parte, clicando na setinha, você consegue escolher qual categoria deseja ver no gráfico.

Exemplo: Compras pra casa. (Valores aleatórios):

Com essas estatísticas é possível analisar: Exemplo: “Porque julho e agosto eu gasto mais?” E várias outras coisas…

Espero que gostem e que funcione para vocês!

Me deixem sugestões também! E se gostou, por favor, comente! Até o próximo post!

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