DIY – Planner


Planner. Esse é um acessório de papelaria que atualmente ganhou fama. Mas afinal o que é um planner?

Planner é um organizador pessoal, planejador de dia, planejador pessoal, planejador de ano, ou agenda. É um pequeno livro ou pasta que é projetado para ser portátil. Ele geralmente contém um diário, agenda, catálogo de endereços, papel em branco, e outras seções. (Wikipedia).

O planner não passa de uma agenda um pouco mais completa com a facilidade de conter exatamente as categorias que você precisa e vai usar. (Ex. Muitas agendas vem com catálogo de telefones, mas hoje em dia praticamente ninguém anota telefones em agenda de papel.). Para saber como eu fiz o meu continue acompanhando.

Você vai precisar de:

Usei um caderno de 10 x 14 cm, 200 folhas. Queria um tamanho que fosse portátil, então não poderia ser muito grande. Paguei R$ 6,00 na kalunga. As divisórias adesivas comprei na leitura, foi bem baratinho. O bloco de papel fotográfico adesivo veio com 10 folhas e foi mais ou menos 20 reais na leitura. Eu só usei duas folhas. Os post it eu já tinha em casa, paguei 1$ no AliExpress.

Depois, você precisa estabelecer quais serão as divisões do seu planner. Essa parte é bem pessoal porque ele tem que ser funcional para você e atender as suas necessidades. No meu eu coloquei:

Como montar?

Primeiro, você pode colocar seu nome na capa. No meu caso eu imprimi no papel fotográfico adesivo aproveitando uma forma que já tinha na capa do caderno que escolhi.

Divisórias

Nessa etapa é importante contar mais ou menos quantas páginas vai precisar em cada categoria (na dúvida deixe um pouco a mais), e só então colar as etiquetas adesivas.

Capas

Para a capa de cada categoria eu pesquisei no Pinterest imagens criativas e bonitas que representassem a cada uma delas, medi o tamanho da folha e cortei essas imagens no word do tamanho do meu caderno. Depois é só imprimir com o papel fotográfico e usar o adesivo que vem nele pra colar no caderno como pode ser visto nas imagens abaixo.

Agenda

Para a divisão dos meses eu usei post it’s em formato de coração que já tinha em casa.

Para marcar os dias na agenda usei um carimbo datador que tinha em casa, mas se não tiver pode fazer na mão tranquilamente. É só fazer o próximo mês assim que o anterior acabar. Fica mais fácil do que fazer o ano todo de uma só vez!

Para me achar mais rapidamente nos dias e nos compromissos, peguei essa régua de encaixe de uma antiga agenda e passei um durex colorido na ponta. Se não tiver pode usar um marcador de página de livros.

O que acharam pessoal? Eu tenho sentido um aumento significativo da minha produtividade depois que passei a usar esse planner. Tenho feito mais coisas no meu dia, cumprido melhor a minha rotina, estou alcançando mais rapidamente minhas metas e feito compras mais conscientes. Acho que vocês vão se surpreender se derem uma chance ao planner.

Se gostou, por favor, comente!

Um comentário sobre “DIY – Planner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *