Gabarito de Medidas

Hoje vou mostrar como fiz um gabarito de medidas super simples para as minhas camisas. Um gabarito de medidas nada mais é que um padrão para as dobras. Normalmente ele é retangular e a medida que irá ser usada como referencia é a largura. Vamos ao passo a passo mais simples desse blog?

Você vai precisar de:

  • Régua
  • Papelão
  • Tecido ou EVA ou papel de presente
  • Cola branca
  • Fita adesiva grossa
  • Tesoura

Primeiro precisamos medir o tamanho da gaveta ou prateleira e definir o tamanho do gabarito. Eu precisava fazer um para as minhas blusas e a gaveta que eu guardo essas peças tem 58 cm. Como divido em 3 colunas, a dobra de cada coluna tinha que ser de mais ou menos 19 cm.

No papelão fiz o desenho do gabarito:

OBS: Blusas femininas são mais curtas, por isso fiz com apenas 20 cm de comprimento. Para blusas masculinas aconselho aumentar o tamanho para facilitar a dobra.

Essa era uma caixa comum que peguei no supermercado. O detalhe em cima fiz para ficar mais bonito e também pra ser mais fácil tirar o gabarito da roupa.

Depois fiz os mesmos desenhos no EVA que usei pra cobrir o papelão.

E recortei. No papelão usei o estilete e no EVA tesoura.

Para deixar o acabamento do papelão mais bonito, passei uma fita em toda a extremidade. Isso deixa o recorte mais uniforme e protege.

Para colar o EVA no papelão usei a cola branca. Passei com um rolinho que já tinha em casa, mas também pode ser espalhado com a mão. Independente da ferramenta que escolher é importante espalhar bem a cola por todo o papelão. Faça isso na frente e atrás.

O resultado ficou assim:

Mas como usar o gabarito para dobrar as camisas? Fiz um passo a passo em fotos de como usar o gabarito de medidas:

  1. Abra a roupa em uma superfície com a frente da peça pra baixo e posicione o gabarito no meio da blusa com uma parte pra fora. Semelhante a figura abaixo:
  2. Dobre as laterais da blusa e mangas em linha reta acompanhando as linhas do gabarito.
  3. Dobre a blusa ao meio.
  4. Retire o gabarito.
  5. Se quiser, pode dobrar a peça mais uma vez. Eu faço isso porque guardo as blusas na vertical.

Se quiser saber mais sobre a organização de blusas dê uma olhada no post que fiz especifico sobre isso: Como guardar camisas.

E o resultado fica assim:

Todas as blusas com a mesma medida.

Super simples não é mesmo? Espero que façam em casa pois facilita muito na hora de guardar as roupas e deixa o armário bem mais bonito!

2 comentários sobre “Gabarito de Medidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *